segunda-feira, 15 de setembro de 2008

7º EPEEPe - Informações sobre Inscrição


Olá, Camaradas estudantes!
Este cartaz contem todas as informações necessárias para que possas proceder sua inscrição. Click nele para ampliar sua visualização.

Qualquer duvida escrever para: expeepe@gmail.com com o titulo: Duvidas

Abraços Libertários!
Nilso

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

EDITAL DE TRABALHOS DO VII ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

A Comissão Organizadora do VII Encontro Pernambucano de Estudantes de Pedagogia, através da Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia, torna público os procedimentos de inscrição para apresentação de trabalhos no VII EPEEPe.
1. DOS OBJETIVOS
1.1 - Este Encontro tem como objetivo principal oportunizar a socialização das práxis pedagógicas do campo e da cidade.
2. DOS EIXOS TEMÁTICOS
2.2 - O tema geral do EPEEPe se desdobrará nos seguintes eixos temáticos:
· Educação no campo,
· Educação e movimentos sociais;
· Educação Popular;
· Opressões: questão de gênero, diversidade sexual;
· Regulamentação da profissão do pedagogo.
3. DAS CONDIÇÕES
3.1 – Os/as estudantes deverão se inscrever através de ficha de inscrição (modelo em anexo) e enviar para o e-mail: expeepe@gmail.com
4. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS
4.1 - Período: 05/09/08 a 17/10/08
4.2 - E-mail: expeepe@gmail.com
5. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
5.1 - Os trabalhos devem seguir as normas do VII EPEEPe (ITEM 7)
6. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
6.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador do EPEEPe, de acordo com os seguintes critérios:
- adequação da proposta aos eixos temáticos;
- preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho conforme normas para apresentação dos trabalhos.
7. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
7.1 Das Propostas:
7.1.1 – Os resumos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores a partir de 24/10/08.
7..2 Dos trabalhos:
7.2.1 - Os trabalhos selecionados deverão ser inscritos na forma de pôster.
7.2.2 - O pôster deverá ter: espaço útil de 1,20 cm de altura e 90 com de largura e constar os seguintes itens: título do projeto, pesquisador responsável (ou equipe), instituição, introdução, metodologia, resultados obtidos e conclusões e / ou considerações finais e referências.
7.3 - Dos resumos e trabalhos completos:
7.3.1 - Os resumos deverão conter no máximo 10.000 e no mínimo 3.000 caracteres (contando os espaços), digitados no formato Word para Windows (Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, margens: 2,5 esquerda, direita, superior e inferior) enviados via internet, acompanhados de ficha de inscrição para o e-mail relatado no item 2 deste documento.
7.3.2 - Ao longo do trabalho observe as normas de citações da ABNT.
7.3.3 - São obrigatórios no resumo: título em caixa alta, seguido da identificação dos pesquisadores, objetivos, metodologia, resultados ou conclusão e até 5 palavras-chaves.
Independentemente de o trabalho ser ou não selecionado para a apresentação, o mesmo poderá ser publicado nos anais do evento desde que submetido na íntegra (apenas resumos não serão publicados) e aprovado pela Comissão.
7.3.4 – Resumos e trabalhos completos devem ser enviados na mesma data, mas em arquivos diferentes.



8. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1 - Os trabalhos deverão ser inscritos na seguinte modalidade, cabendo ao Comitê Científico de Organização do VII EPEEPe confirmar/divulgar até o dia 24/10/08 a forma de apresentação do trabalho:
· pôster (15 trabalhos)
8.2 – Só receberá certificado a pessoa que estiver presente na apresentação do trabalho, sem exceções.
9. DOS ANAIS
9.1 – Todos os trabalhos aceitos serão editados e incluídos nos Anais do VII EPEEPe.
10. DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O ENCONTRO
10.1 – Será cobrado o mesmo valor da inscrição dos demais participantes: R$40,00.
11. CALENDÁRIO 2008 PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
PERÍODO
05/09/08
Publicação do Edital
05/09/08 a 17/10/08
Inscrições de Trabalhos
17/10/08 a 24/10/08
Avaliação da Comissão Científica
A partir de 27/10/08
Divulgação dos resultados para os/as autores/as

sábado, 28 de junho de 2008

Alguns Informes

Olá, camaradas!
A ExPEEPe reuniu-se e vem apresentar algumas conclusões que tiramos, principalmente a questão do ENEPe,além de alguns encaminhamentos:

1- Valor das inscriçõesAvaliamos que o ES sabia da responsabilidade quando aceitou realizar oencontro, ainda que o tenha feito com a melhor das intenções, haja avista que se @s estuantes daquele estado presente no ultimo enepe nãotivessem assumido isso, correriamos o risco e não termos um ENEPe esseano.Porém, a partir do momento que assumiram tal responsabilidadedeveriam ter tido mais cuidado com a divulgação prévia do projeto paraque, juntos, pudessemos pensar e efetivar soluções para os problemas,que sempre aparecem.Diante disso, assumimos a responsabilidade, enquanto co-realizadoresdo evento, de não termos cobrado mais eficazmente uma maior aberturapara a construção do encotro. Mas acreditamos que isso não nos impedede problematiza(trazer o debate, a discussão que constrói) asinformações que agora são veiculadas(entre elas o valor dasinscrições), ainda que saibamos da dificuldade de reverter essasituação.Dizer ainda que na reunião que definiu esse valor o Coordenador daExPEEPe Filipe Bispo, representante na nacional, participou e defendeua redução deste valor, tentando negocias pelo menos para R$ 100,00,mas a proposta não passou.

2- Limite de estudantes por EstadoO espaço que foi disponibilizado pela UFES só tem capacidade para2000. Partindo disto, na reunião supracitada, ficou deliberado que oestudante e memebro da Nacional pelo estado do Espirito Santo, Pedro,fizesse um cálculo com base no número de estudates que ingressam todosos anos nas escolas de pedagogia de cada estado, sem levar emconsideração a Educação `a distância. A tabela foi divulgada(segue emanexo) mas avaliamos que a divisão de vaga por estado e seuscritérios, não estão claros e vamos cobrar a publicização da formulautilizada para a realização do calculo, que deixa o estado depernambuco, por exemplo , com 60 vagas. Chegamos a compreensão de que tod@s estudantes que desejam ir aoENEPe passe por essa listas os seguintes dadod: Nome, IES e telefone,para que possamos organizar uma lista, fechar o ônibus etc. Os dadosdevem ser enviados até 20/06/08. E vamos trablhar na perspectiva delevar tod@s que de fato querem ir.Valor da inscrição R$110,00 + R$ 200,00 do ônibus. Quem for por contapropria(avião ou ônibus de linha) podem fazer as inscrições. Os demaismandem os dados e esperem até segunda.

3- Gestão da ExNEPe A Executiva Nacional, na reunião já citada, construiu uma novaproposta de estatuto seguindo a deliberação do FONEPeque aconteceu em SP no inicio do ano. Esta proposta será apresentadano 28º ENEPe, no GD de movimento estudantil. Por conta do adiantar dahora deliberamos uma reunião da Estadual para os dias 21 e 22/06/08,tendo inicio Às 19h do primeiro dia, com a pauta unica de Leitura,discussão e construção de propostas para o estatuto da nacional.Estudantes interessados em participar devem comunicar, tmbm por estalista, até o dia 19/06 para que possamos passar o endereço da reuniãoe o que é necessário levar.Aos estudantes que não podem ir a proposta é que realizem a leitura(sepoder ser em grupo) e levantem os destaques tanto pela lista quatodurtante a viagem(para quem vai ao ENEPe).
Atenciosamente,
Executiva Pernambucana de Estudantes de PEdagogiaGestão 07/08

segunda-feira, 28 de abril de 2008

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA O ENEPe


EDITAL 01/2008

EDITAL DE CHAMADA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA O XXVIII ENEPe

- Encontro Nacional dos/as Estudantes de Pedagogia -

UFES, Campus Goiabeiras, Março de 2008

A Comissão Organizadora do XXVIII ENEPe, através da Executiva Estadual dos/as Estudantes de Pedagogia e da Executiva Nacional dos/as Estudantes de Pedagogia, torna público os procedimentos de inscrição para apresentação de trabalhos a ser realizado nos dias 20 e 24 de julho de 2008, dentro da programação do ENEPe.

1. DOS OBJETIVOS

1.1 - Este Encontro tem como objetivo principal discutir sobre o papel do/a educador/a na transformação da sociedade e os rumos do Movimento Estudantil de Pedagogia.

2. DOS EIXOS TEMÁTICOS

2.2 - O tema geral do ENEPe se desdobrará nos seguintes eixos temáticos:

3. DAS CONDIÇÕES

3.1 – Os/as estudantes deverão se inscrever através de ficha de inscrição (modelo em anexo) e enviar para o e-mail: trabalhosenepe28@yahoo.com.br.

4. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS

4.1 - Período: 18/04/08 a 02/05/08

4.2 - E-mail: trabalhos28enepe@yahoo.com.br.

5. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

5.1 - Os trabalhos devem seguir as normas do XXVIII ENEPe (ITEM 7)

5.2 – Os/as estudantes deverão apresentar trabalhos, concluídos até 28 de março ou em fase de conclusão.

6. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

6.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador do ENEPe, de acordo com os seguintes critérios:

    1. - adequação da proposta os eixos temáticos;
    2. - preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho conforme Normas para apresentação dos trabalhos.

7. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

7.1 Das Propostas:

7.1.1 – Os resumos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores a partir de 19/05/08.

7.2 Dos trabalhos:

7.2.1 - Os trabalhos selecionados deverão ser inscritos ou na forma de comunicação oral ou na forma de pôster.

7.2.3 - Na forma de comunicação oral poderá ser feito em retro projetor, data show ou como preferir o/a expositor/a.

7.2.2 - O tempo para a apresentação de trabalho na forma oral é de 2 horas, sendo uma hora para exposição e uma para questionamentos;

7.2.3 – Na forma de pôster o mesmo deverá: ter espaço útil de 1,20 cm de altura e 90 com de largura e constar os seguintes itens: título do projeto, pesquisador responsável (ou equipe), instituição, introdução, metodologia, resultados obtidos e conclusões e / ou considerações finais e referências.

7.3 - Dos resumos e trabalhos completos:

7.3.1 - Os resumos deverão conter no máximo 10.000 e no mínimo 3.000 caracteres (contando os espaços), digitados no formato Word para windows (Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, margens: 2,5 esquerda, direita, superior e inferior) enviados via internet, acompanhados de ficha de inscrição para o e-mail relatado no item 2 deste documento.

7.3.2 - Ao longo do trabalho observe as normas de citações da ABNT.

7.3.3 - São obrigatórios no resumo: título em caixa alta, seguido da identificação dos pesquisadores, objetivos, metodologia, resultados ou conclusão e até 5 palavras-chaves.

Independente de o trabalho ser ou não selecionado para a apresentação, o mesmo poderá ser publicado nos anais do evento desde que submetido na íntegra (apenas resumos não serão publicados) e aprovado pela Comissão.

7.3.4 – Tanto resumo quanto trabalho completo devem ser enviados na mesma data, mas em arquivos diferentes.

8. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

8.1 - Os trabalhos deverão ser inscritos nas seguintes modalidades, cabendo ao Comitê Científico de Organização do XVIII ENEPe confirmar/divulgar até o dia 19/05/08 a forma de apresentação do trabalho:

  • comunicação oral (25 trabalhos)
  • pôster (36 trabalhos)

8.2 – Só receberá certificado a pessoa que estiver presente na apresentação do trabalho, sem exceções.

9. DOS ANAIS

9.1 – Todos os trabalhos aceitos serão editados e incluídos nos Anais do XXVIII ENEPe, que será editado em formato de CD.

10. DA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O ENCONTRO

10.1 – Só terá isenção de taxa para inscrição do XXVIII ENEPe um/a autor/a de cada trabalho, seguindo todos os critérios colocados à cima.

11

quinta-feira, 27 de março de 2008

1º CONSELHO PERNAMBUCANO DE ENTIDADES DE PEDAGOGIA

EDITAL DO 1º CONSELHO PERNAMBUCANO DE ENTIDADES DE PEDAGOGIA (COPEEPe)

DE 19 A 21 DE ABRIL DE 2008 - UFRPE

O Conselho Pernambucano de Entidades de Pedagogia - COPEEPe é a instância deliberativa imediatamente inferior ao EPEEPe, e é constituída pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, assim como representações legitimadas pelos estudantes de suas respectivas instituições. Este edital versa sobre as normas de credenciamento e participação dos/as delegados/as e suplentes.

1. - Dos Participantes

1.I - Poderão participar do COPEEPe, como delegados/as todos/as os/as representantes de CA`s e DA`s de Pedagogia com gestão vigente do estado de Pernambuco , ou estudantes de Pedagogia, que assim foram legitimados/as como delegados/as por suas instituições com direito a voz e voto, desde que devidamente inscritos/as e credenciados/as, contando dois votos por IES.

1.2 – Qualquer estudante de Pedagogia do estado de Pernambuco poderá participar com direito a voz, desde que devidamente matriculado e credenciado.

1.3 – Estudantes de Pedagogia de outros estados ou estudantes de outros cursos poderão participar como observadores.

2. Dos/as delegados/as indicados/as pelas entidades, DA's e CA's

2.I – Os Centros e Diretórios Acadêmicos (CA`s e DA`s) devem em reunião da entidade indicar duas pessoas para representá-la como delegadas e uma para a suplencia.

2.2 – No ato do credenciamento os/as delegados/as e suplente deverão apresentar os seguintes documentos:

- Cópia e original do R.G.

- Cópia e original do Certificado de matricula do curso

- Original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no evento.

· – Ata de posse da diretoria/coordenação devidamente registrada em cartório bem como a ata da reunião que indicou os/as delegados/as e o/a suplente da entidade.

– Os Centros e Diretórios Acadêmicos (CA`s e DA`s) devem apresentar a ata de posse da diretoria/coordenação devidamente registrada em cartório bem como a ata da reunião que indicou os/as delegados/as e o/a suplente da entidade.

3. Das Instituições sem Entidades.

3.I- As instituições que não possuem CA`s e DA`s ou que estão com gestão expirada poderão ser representadas por delegados/as legitimados/as por seus pares, desde que estes/as sejam eleitos/as:

- Em assembléia, tendo a presença mínima de 10% (dez por cento) dos estudantes de Pedagogia da instituição.

- Por voto em eleição com urna, tendo o quorum mínimo de 20% (vinte por cento) dos estudantes de Pedagogia da instituição.

3.2 – No ato do credenciamento os/as delegados/as e suplente deverão dessas IES deverão apresentar os seguintes documentos:

- Cópia e original do R.G.

- Cópia e original do Certificado de matricula do curso

- Original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no evento.

- Apresentação de ata da assembléia, se seguido o procedimento primeiro, ou apresentação da lista de votantes e ata de apuração das eleições, no caso de eleição em urna.

4. Da suplência

4.I – Os/as suplentes apenas assumirão a vaga de delegados/as em caso de não comparecimento do/a titular até o termino do credenciamento.

5. Da Universidade do Vale do Acaraú

5.I - A Executiva Pernambucana de Estdantes de Pedagogia – ExPEEPe – compreendendo a particularidade da referida instituição, com suas diversas unidades na região metropolitana do Recife, a fim de evitar que haja um numero excessivo de delegados/as provenientes da mesma instituição, institui os seguintes procedimentos:

5.2 - Cada unidade deverá indicar, por meio de assembléia geral dos/as estudantes

de Pedagogia, duas pessoas como pré-delegados/as;

5.3 – Feito isso os pré-delegados/as indicados por cada unidade deverão reunir-se e desses nomes indicar duas pessoas para delegados/as e uma para suplência do 1º COPEEPe .

5. – Os documentos a serem apresentados são os mesmos do item 3.2

6. - Do Quorum do COPEEPe

6.I - Se instalará com no minimo 5(cinco) entidades e/ou representações dos estudantes de Pedagogia do estado de Pernambuco, devidamente credenciados/as.



segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

“Estudante de Pedagogia não cabe aqui”

Foi assim que a professora Aída Monteiro, membro da Comissão Organizadora da I Conferência Estadual de Educação Básica de Pernambuco (CONEEPE) se referiu aos seis estudantes de Pedagogia que estavam presentes na Conferência que aconteceu nos últimos dias 17,18 e 19 de dezembro de 2007. Isso mesmo. Um evento que sequer foi divulgado para os/as estudantes de Pedagogia do Estado. Os referidos estudantes eram a única representação estudantil no evento, pois, segundo a organização, os estudantes secundaristas foram convocados mas em nenhum momento apareceram nas reuniões. Acontece que desta conferência seriam indicados delegados para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília deste ano, e, os estudantes de Pernambuco teriam o direito de indicar quatro estudantes como delegados para esta Conferência Nacional.
Entretanto, a comissão organizadora do evento entendeu que os 06 estudantes de Pedagogia ali presentes e devidamente credenciados, não estavam aptos a se candidatar à vaga de delegado por entenderem que eles não se enquadravam no perfil das pessoas que “cabiam” a aquele evento. Acontece que o próprio regimento da Conferência em seu capítulo VI, §2° afirma que: “Será considerado, para efeito de credenciamento como delegado à Conferência Nacional, a participação efetiva na Conferência Estadual, inclusive dos Delegados definidos por indicação nacional.” Ou seja, em momento nenhum o regimento fala que os estudantes delegados devem ser estudantes secundaristas.
A Executiva Pernambucana dos Estudantes de Pedagogia, interviu pedindo que a plenária final votasse a favor ou contra a indicação daqueles estudantes para delegados, já que não havia NENHUM outro estudante no evento e como bem se sabe, a plenária é soberana em qualquer encontro, conferência ou fórum. Entretanto, a mesa presidida pela professora Aída Monteiro, sequer encaminhou a proposta para votação, por entender que “estudante de pedagogia não cabe aqui”. A única proposta encaminhada foi a de um “estudante” (técnico em administração e membro de um partido que era majoritário na conferência), o que causou no mínimo, uma estranheza e um sentimento de revolta naqueles estudantes que estavam lá.
Perguntamos-nos então qual o papel do estudante de Pedagogia? Se nosso curso é diretamente voltado à educação básica, será mesmo que a conferência não nos cabia? Porque os membros da comissão não divulgaram o evento nas Universidades?
Acreditamos que esta Conferência desrespeitou o movimento estudantil como um movimento social, os/as estudantes presentes e todos(as) estudantes do curso de Pedagogia do estado. Afinal de contas ,somos estudantes e profissionais da educação em formação, e como tal, temos o direito e o dever de estar em espaços que discutam a educação em todas as suas vertentes, principalmente no que diz respeito a educação básica , foco principal do curso nas Universidades de Pernambuco. Para todos(as) aqueles professores que tem sua prática andando na contramão do seu discurso, fica nosso repúdio. Para todos aqueles estudantes de Pedagogia do estado, fica nosso apoio e a certeza de que agora temos um exemplo de “educadores” que jamais deveremos ser.
Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Plano de Lutas da EXPEEPe

Camaradas,
Como sabemos, no VI EPEEPe foi eleita a gestão 2007/08 da Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia (EXPEEPe) que irá pôr em prática as deliberações da plenária final deste encontro. Ao conjunto dessas deliberações damos o nome de PLANO DE LUTAS, que vamos apresentar a seguir.

É importante lembrar que os itens em azul são aqueles que já foram realizados pela atual gestão e os que estão em laranja são aqueles que estão em andamento.

1. Oportunizar espaços nas IES para debater e conscientizar a comunidade acadêmica e não acadêmica sobre o amplo campo de atuação do pedagogo;
2. Lutar pela regulamentação da profissão do pedagogo;
3. Que a EXPEEPE participe das reuniões do Conselho Estadual de Educação;
4. Que a EXPEEPE busque junto às entidades de base uma colaboração financeira de caráter voluntário respeitando a autonomia de cada entidade;
5. Propor o aluno colaborador nos cursos do PRO JOVEM para que ele ajude na manutenção da escola e comunidade;
6. Lutar para garantir a segurança dos professores que sofrem ameaças dos alunos do PRO JOVEM;
7. Lutar por maiores investimentos e atividades esportivas e culturais para que estas não se restrinjam aos finais de semana, fazendo parte do cotidiano escolar;
8. Que o próximo EPEEPE seja em Normandia, assentamento MST em Caruru;
9. Que os estudantes de Pedagogia da Terra sejam incluídos nas atividades realizadas pela EXPEEPE;
10. Que a EXPEEPE oportunize grupos de trabalho com temas de relevância a sociedade, para discutir sobre educação no campo, gênero, indígena, discriminação, diversidade sexual;
11. Que a EXPEEPE incentive as entidades de base a realizar pré-encontros e que no caso de não haver entidade a EXPEEPE busque realizar esses espaços;
12. Que seja feita uma moção de apoio à ocupação da UFPE;
13. Que seja garantida a participação de estudantes nas mesas para debater os temas dos encontros estaduais;
14. Que a EXPEEPE proporcione espaços e momentos de formação política para as bases a fim de trazer o movimento estudantil mais próximo do estudante e estimular a formação dos CA´s e DA´s;
15. Que o 1° COPEEPE, após o 6° EPEEPE tenha um caráter de formação política das bases de pedagogia;
16. Que os encontros de Pedagogia não aconteçam apenas em formato de mesas e palestras, diversificando o método, havendo um espaço para socializar e avaliar as vivencias das atividades de cada dia do EPEEPE;
17. Que a EXPEEPE realizar uma caravana para visitar as IES de pedagogia do estado, divulgando as atividades do Movimento Estudantil de Pedagogia;
18. Que a EXPEEPE estimule a luta nas IES pela introdução de um componente obrigatório nas matrizes curriculares e ementas dos cursos de pedagogia que tratem da formação política dos estudantes;
19. Que a EXPEEPE construa um calendário de atividades da gestão divulgando amplamente, tendo o prazo de três meses para elaboração;
20. Que a EXPEEPE construa o site da entidade;
21. Realização de eventos junto aos DA´s e CA´s para a criação de um caixa de segurança a fim de auxiliar as entidades (EXPEEPE, DA, CA);
22. Que a EXPEEPE traga o debate do estatuto para o Primeiro COPEEPE após o 6° EPEEPE para aprová-lo temporariamente até o próximo EPEEPE, garantindo que tal procedimento não se repita.

Esclarecimento: O item nº. 20 do Plano de Lutas fala sobre a construção de um site da entidade, entretanto, para manter um site na internet é necessário pagar pela “hospedagem” do site na rede. Como a EXPEEPe é uma entidade que se mantém através de doações e saldo de encontros, a coordenação da Executiva entendeu que a melhor maneira de efetivar este item foi com a construção deste blog, já que o mesmo é gratuito.