segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

“Estudante de Pedagogia não cabe aqui”

Foi assim que a professora Aída Monteiro, membro da Comissão Organizadora da I Conferência Estadual de Educação Básica de Pernambuco (CONEEPE) se referiu aos seis estudantes de Pedagogia que estavam presentes na Conferência que aconteceu nos últimos dias 17,18 e 19 de dezembro de 2007. Isso mesmo. Um evento que sequer foi divulgado para os/as estudantes de Pedagogia do Estado. Os referidos estudantes eram a única representação estudantil no evento, pois, segundo a organização, os estudantes secundaristas foram convocados mas em nenhum momento apareceram nas reuniões. Acontece que desta conferência seriam indicados delegados para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília deste ano, e, os estudantes de Pernambuco teriam o direito de indicar quatro estudantes como delegados para esta Conferência Nacional.
Entretanto, a comissão organizadora do evento entendeu que os 06 estudantes de Pedagogia ali presentes e devidamente credenciados, não estavam aptos a se candidatar à vaga de delegado por entenderem que eles não se enquadravam no perfil das pessoas que “cabiam” a aquele evento. Acontece que o próprio regimento da Conferência em seu capítulo VI, §2° afirma que: “Será considerado, para efeito de credenciamento como delegado à Conferência Nacional, a participação efetiva na Conferência Estadual, inclusive dos Delegados definidos por indicação nacional.” Ou seja, em momento nenhum o regimento fala que os estudantes delegados devem ser estudantes secundaristas.
A Executiva Pernambucana dos Estudantes de Pedagogia, interviu pedindo que a plenária final votasse a favor ou contra a indicação daqueles estudantes para delegados, já que não havia NENHUM outro estudante no evento e como bem se sabe, a plenária é soberana em qualquer encontro, conferência ou fórum. Entretanto, a mesa presidida pela professora Aída Monteiro, sequer encaminhou a proposta para votação, por entender que “estudante de pedagogia não cabe aqui”. A única proposta encaminhada foi a de um “estudante” (técnico em administração e membro de um partido que era majoritário na conferência), o que causou no mínimo, uma estranheza e um sentimento de revolta naqueles estudantes que estavam lá.
Perguntamos-nos então qual o papel do estudante de Pedagogia? Se nosso curso é diretamente voltado à educação básica, será mesmo que a conferência não nos cabia? Porque os membros da comissão não divulgaram o evento nas Universidades?
Acreditamos que esta Conferência desrespeitou o movimento estudantil como um movimento social, os/as estudantes presentes e todos(as) estudantes do curso de Pedagogia do estado. Afinal de contas ,somos estudantes e profissionais da educação em formação, e como tal, temos o direito e o dever de estar em espaços que discutam a educação em todas as suas vertentes, principalmente no que diz respeito a educação básica , foco principal do curso nas Universidades de Pernambuco. Para todos(as) aqueles professores que tem sua prática andando na contramão do seu discurso, fica nosso repúdio. Para todos aqueles estudantes de Pedagogia do estado, fica nosso apoio e a certeza de que agora temos um exemplo de “educadores” que jamais deveremos ser.
Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Plano de Lutas da EXPEEPe

Camaradas,
Como sabemos, no VI EPEEPe foi eleita a gestão 2007/08 da Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia (EXPEEPe) que irá pôr em prática as deliberações da plenária final deste encontro. Ao conjunto dessas deliberações damos o nome de PLANO DE LUTAS, que vamos apresentar a seguir.

É importante lembrar que os itens em azul são aqueles que já foram realizados pela atual gestão e os que estão em laranja são aqueles que estão em andamento.

1. Oportunizar espaços nas IES para debater e conscientizar a comunidade acadêmica e não acadêmica sobre o amplo campo de atuação do pedagogo;
2. Lutar pela regulamentação da profissão do pedagogo;
3. Que a EXPEEPE participe das reuniões do Conselho Estadual de Educação;
4. Que a EXPEEPE busque junto às entidades de base uma colaboração financeira de caráter voluntário respeitando a autonomia de cada entidade;
5. Propor o aluno colaborador nos cursos do PRO JOVEM para que ele ajude na manutenção da escola e comunidade;
6. Lutar para garantir a segurança dos professores que sofrem ameaças dos alunos do PRO JOVEM;
7. Lutar por maiores investimentos e atividades esportivas e culturais para que estas não se restrinjam aos finais de semana, fazendo parte do cotidiano escolar;
8. Que o próximo EPEEPE seja em Normandia, assentamento MST em Caruru;
9. Que os estudantes de Pedagogia da Terra sejam incluídos nas atividades realizadas pela EXPEEPE;
10. Que a EXPEEPE oportunize grupos de trabalho com temas de relevância a sociedade, para discutir sobre educação no campo, gênero, indígena, discriminação, diversidade sexual;
11. Que a EXPEEPE incentive as entidades de base a realizar pré-encontros e que no caso de não haver entidade a EXPEEPE busque realizar esses espaços;
12. Que seja feita uma moção de apoio à ocupação da UFPE;
13. Que seja garantida a participação de estudantes nas mesas para debater os temas dos encontros estaduais;
14. Que a EXPEEPE proporcione espaços e momentos de formação política para as bases a fim de trazer o movimento estudantil mais próximo do estudante e estimular a formação dos CA´s e DA´s;
15. Que o 1° COPEEPE, após o 6° EPEEPE tenha um caráter de formação política das bases de pedagogia;
16. Que os encontros de Pedagogia não aconteçam apenas em formato de mesas e palestras, diversificando o método, havendo um espaço para socializar e avaliar as vivencias das atividades de cada dia do EPEEPE;
17. Que a EXPEEPE realizar uma caravana para visitar as IES de pedagogia do estado, divulgando as atividades do Movimento Estudantil de Pedagogia;
18. Que a EXPEEPE estimule a luta nas IES pela introdução de um componente obrigatório nas matrizes curriculares e ementas dos cursos de pedagogia que tratem da formação política dos estudantes;
19. Que a EXPEEPE construa um calendário de atividades da gestão divulgando amplamente, tendo o prazo de três meses para elaboração;
20. Que a EXPEEPE construa o site da entidade;
21. Realização de eventos junto aos DA´s e CA´s para a criação de um caixa de segurança a fim de auxiliar as entidades (EXPEEPE, DA, CA);
22. Que a EXPEEPE traga o debate do estatuto para o Primeiro COPEEPE após o 6° EPEEPE para aprová-lo temporariamente até o próximo EPEEPE, garantindo que tal procedimento não se repita.

Esclarecimento: O item nº. 20 do Plano de Lutas fala sobre a construção de um site da entidade, entretanto, para manter um site na internet é necessário pagar pela “hospedagem” do site na rede. Como a EXPEEPe é uma entidade que se mantém através de doações e saldo de encontros, a coordenação da Executiva entendeu que a melhor maneira de efetivar este item foi com a construção deste blog, já que o mesmo é gratuito.