Camaradas,
Como sabemos, no VI EPEEPe foi eleita a gestão 2007/08 da Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia (EXPEEPe) que irá pôr em prática as deliberações da plenária final deste encontro. Ao conjunto dessas deliberações damos o nome de PLANO DE LUTAS, que vamos apresentar a seguir.
É importante lembrar que os itens em azul são aqueles que já foram realizados pela atual gestão e os que estão em laranja são aqueles que estão em andamento.
1. Oportunizar espaços nas IES para debater e conscientizar a comunidade acadêmica e não acadêmica sobre o amplo campo de atuação do pedagogo;
2. Lutar pela regulamentação da profissão do pedagogo;
3. Que a EXPEEPE participe das reuniões do Conselho Estadual de Educação;
4. Que a EXPEEPE busque junto às entidades de base uma colaboração financeira de caráter voluntário respeitando a autonomia de cada entidade;
5. Propor o aluno colaborador nos cursos do PRO JOVEM para que ele ajude na manutenção da escola e comunidade;
6. Lutar para garantir a segurança dos professores que sofrem ameaças dos alunos do PRO JOVEM;
7. Lutar por maiores investimentos e atividades esportivas e culturais para que estas não se restrinjam aos finais de semana, fazendo parte do cotidiano escolar;
8. Que o próximo EPEEPE seja em Normandia, assentamento MST em Caruru;
9. Que os estudantes de Pedagogia da Terra sejam incluídos nas atividades realizadas pela EXPEEPE;
10. Que a EXPEEPE oportunize grupos de trabalho com temas de relevância a sociedade, para discutir sobre educação no campo, gênero, indígena, discriminação, diversidade sexual;
11. Que a EXPEEPE incentive as entidades de base a realizar pré-encontros e que no caso de não haver entidade a EXPEEPE busque realizar esses espaços;
12. Que seja feita uma moção de apoio à ocupação da UFPE;
13. Que seja garantida a participação de estudantes nas mesas para debater os temas dos encontros estaduais;
14. Que a EXPEEPE proporcione espaços e momentos de formação política para as bases a fim de trazer o movimento estudantil mais próximo do estudante e estimular a formação dos CA´s e DA´s;
15. Que o 1° COPEEPE, após o 6° EPEEPE tenha um caráter de formação política das bases de pedagogia;
16. Que os encontros de Pedagogia não aconteçam apenas em formato de mesas e palestras, diversificando o método, havendo um espaço para socializar e avaliar as vivencias das atividades de cada dia do EPEEPE;
17. Que a EXPEEPE realizar uma caravana para visitar as IES de pedagogia do estado, divulgando as atividades do Movimento Estudantil de Pedagogia;
18. Que a EXPEEPE estimule a luta nas IES pela introdução de um componente obrigatório nas matrizes curriculares e ementas dos cursos de pedagogia que tratem da formação política dos estudantes;
19. Que a EXPEEPE construa um calendário de atividades da gestão divulgando amplamente, tendo o prazo de três meses para elaboração;
20. Que a EXPEEPE construa o site da entidade;
21. Realização de eventos junto aos DA´s e CA´s para a criação de um caixa de segurança a fim de auxiliar as entidades (EXPEEPE, DA, CA);
22. Que a EXPEEPE traga o debate do estatuto para o Primeiro COPEEPE após o 6° EPEEPE para aprová-lo temporariamente até o próximo EPEEPE, garantindo que tal procedimento não se repita.
Esclarecimento: O item nº. 20 do Plano de Lutas fala sobre a construção de um site da entidade, entretanto, para manter um site na internet é necessário pagar pela “hospedagem” do site na rede. Como a EXPEEPe é uma entidade que se mantém através de doações e saldo de encontros, a coordenação da Executiva entendeu que a melhor maneira de efetivar este item foi com a construção deste blog, já que o mesmo é gratuito.
Como sabemos, no VI EPEEPe foi eleita a gestão 2007/08 da Executiva Pernambucana de Estudantes de Pedagogia (EXPEEPe) que irá pôr em prática as deliberações da plenária final deste encontro. Ao conjunto dessas deliberações damos o nome de PLANO DE LUTAS, que vamos apresentar a seguir.
É importante lembrar que os itens em azul são aqueles que já foram realizados pela atual gestão e os que estão em laranja são aqueles que estão em andamento.
1. Oportunizar espaços nas IES para debater e conscientizar a comunidade acadêmica e não acadêmica sobre o amplo campo de atuação do pedagogo;
2. Lutar pela regulamentação da profissão do pedagogo;
3. Que a EXPEEPE participe das reuniões do Conselho Estadual de Educação;
4. Que a EXPEEPE busque junto às entidades de base uma colaboração financeira de caráter voluntário respeitando a autonomia de cada entidade;
5. Propor o aluno colaborador nos cursos do PRO JOVEM para que ele ajude na manutenção da escola e comunidade;
6. Lutar para garantir a segurança dos professores que sofrem ameaças dos alunos do PRO JOVEM;
7. Lutar por maiores investimentos e atividades esportivas e culturais para que estas não se restrinjam aos finais de semana, fazendo parte do cotidiano escolar;
8. Que o próximo EPEEPE seja em Normandia, assentamento MST em Caruru;
9. Que os estudantes de Pedagogia da Terra sejam incluídos nas atividades realizadas pela EXPEEPE;
10. Que a EXPEEPE oportunize grupos de trabalho com temas de relevância a sociedade, para discutir sobre educação no campo, gênero, indígena, discriminação, diversidade sexual;
11. Que a EXPEEPE incentive as entidades de base a realizar pré-encontros e que no caso de não haver entidade a EXPEEPE busque realizar esses espaços;
12. Que seja feita uma moção de apoio à ocupação da UFPE;
13. Que seja garantida a participação de estudantes nas mesas para debater os temas dos encontros estaduais;
14. Que a EXPEEPE proporcione espaços e momentos de formação política para as bases a fim de trazer o movimento estudantil mais próximo do estudante e estimular a formação dos CA´s e DA´s;
15. Que o 1° COPEEPE, após o 6° EPEEPE tenha um caráter de formação política das bases de pedagogia;
16. Que os encontros de Pedagogia não aconteçam apenas em formato de mesas e palestras, diversificando o método, havendo um espaço para socializar e avaliar as vivencias das atividades de cada dia do EPEEPE;
17. Que a EXPEEPE realizar uma caravana para visitar as IES de pedagogia do estado, divulgando as atividades do Movimento Estudantil de Pedagogia;
18. Que a EXPEEPE estimule a luta nas IES pela introdução de um componente obrigatório nas matrizes curriculares e ementas dos cursos de pedagogia que tratem da formação política dos estudantes;
19. Que a EXPEEPE construa um calendário de atividades da gestão divulgando amplamente, tendo o prazo de três meses para elaboração;
20. Que a EXPEEPE construa o site da entidade;
21. Realização de eventos junto aos DA´s e CA´s para a criação de um caixa de segurança a fim de auxiliar as entidades (EXPEEPE, DA, CA);
22. Que a EXPEEPE traga o debate do estatuto para o Primeiro COPEEPE após o 6° EPEEPE para aprová-lo temporariamente até o próximo EPEEPE, garantindo que tal procedimento não se repita.
Esclarecimento: O item nº. 20 do Plano de Lutas fala sobre a construção de um site da entidade, entretanto, para manter um site na internet é necessário pagar pela “hospedagem” do site na rede. Como a EXPEEPe é uma entidade que se mantém através de doações e saldo de encontros, a coordenação da Executiva entendeu que a melhor maneira de efetivar este item foi com a construção deste blog, já que o mesmo é gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário